CONTRATURNO  ESCOLAR (DE 03 A 11 ANOS)

                           Onde a Arte se faz com diversão!

      (Recreação,teatro,ballet, musicalização, karatê , The Voice Estação , dia surpresa e muito mais!)

 De segunda a sexta-feira

Turno da manhã- Das 7:30 às 12:00

Turno da tarde- Das 13:00 às 18:00

PACOTES A PARTIR DE DUAS VEZES POR SEMANA


     O turno inverso escolar da Estação de Sonhos Escola de Arte foi criado com o objetivo de proporcionar às crianças, atividades artísticas que auxiliem no desenvolvimento social, intelectual e cultural. Assim, no turno inverso, ao mesmo tempo que a criança entra em contato com a arte,ela também participa de atividades lúdicas e divertidas, tornando-se prazeroso o aprender.

A grade de horários( teatro, ballet, karatê, artes plásticas, musicalização, literatura e recreação) é distribuída de forma que o aluno passe por diversas oficinas durante as quatro horas do turno. Cada modalidade conta com um professor qualificado para o ensinamento das crianças. As aulas são preparadas para que os alunos aprendam, divirtam-se, enfrentem medos e dificuldades, descubram suas potencialidades e surpreendam-se com suas expectativas.
 

                   Teatro

    Nas aulas de teatro entre os objetivos principais estão o combate à inibição, o desenvolvimento da expressão corporal, oral e facial e estímulos para o desenvolvimento da criatividade e imaginação. Estes são elaborados através de jogos dramáticos, encenação de histórias e músicas, criação de personagens, jogos de atenção e concentração e ensaios para a conclusão de espetáculos.  

   Dramatizar a realidade é apropriar-se dela para poder entender a vida, os diferentes papéis sociais e as relações entre eles. O teatro na infância trata de um grande jogo dramático, onde brincando, as crianças exercitam outros tons de voz, testam a autoridade ou a submissão, a coragem e o medo, aprendendo assim a lidar com situações e descobrir maneiras de resolvê-las.

                   Ballet

   Enquanto isso, na aula de Ballet os movimentos possibilitam a consciência corporal, a coordenação motora, o equilíbrio, a memorização, a musicalidade, a concentração, exercícios posturais e alongamento, além de contribuir para o desenvolvimento de hábitos de disciplina e estimular o amor ao estudo desta especialidade. A individualidade da criança será respeitada em cada fase do seu desenvolvimento, visando manter a motivação, estímulo pelas aulas, respeitando não só sua idade, mas principalmente o seu amadurecimento psicomotor. As aulas de ballet são sempre criativas, utilizando recursos didáticos que possam facilitar o aprendizado do conteúdo estabelecido.

                   Karatê

   O Karate Kyokushin é uma excelente atividade para crianças, pois estão descobrindo o mundo, seu corpo e suas necessidades. A maioria das crianças esbanja energia durante todo o dia. O Karate Kyokushin surge como uma válvula de escape para que as mesmas descarreguem sua energia e faça uma atividade que trará diversos benefícios, tanto físicos, quanto mentais, pois crianças que possuem estimulação positiva nesta idade, serão adultos com um bom desenvolvimento motor, dinâmicos, ponderados, sociáveis, enfim pessoas de bom senso e com caráter sendo moldado às bases de uma arte com a filosofia voltada para o bem estar físico, mental e social. O Karate Kyokushin de maneira alguma visa estimular hábitos de violência ou até mesmo de competição precoce, o Kyokushin faz com que a criança tome gosto pela atividade física de um modo geral.

                    Musicalização

 

    A Musicalização Infantil é um poderoso instrumento que desenvolve na criança além da sensibilidade à música, qualidades como: a concentração, a coordenação motora, a sociabilização, a acuidade auditiva, o respeito a si próprio e ao grupo, a destreza do raciocínio, a disciplina pessoal, o equilíbrio emocional e inúmeros outros atributos que colaboram na formação do indivíduo.

    A aula de música é dividida em 4 etapas: canto de entrada, é o canto de acolhida das crianças;  vivências sonoras, todas as  músicas/jogos/brincadeiras que fazem com que a criança vivencie o mundo musical e todas as propriedades do som como altura (grave e agudo), duração (curto e longo), intensidade (forte e fraco) e timbre (característica específica de cada som que faz com que ele não seja igual ao outro); atividade livre, histórias, cirandas, brincadeiras ou relaxamentos e o canto de despedida.                

 

                      Literatura

 

    A leitura deve ser uma atividade permanente no dia a dia da criança. Por isso, a literatura precisa provocar a curiosidade e, consequentemente, o gosto e o hábito pela leitura, desenvolver a linguagem oral e escrita, buscar no mundo da fantasia possíveis soluções para os problemas de seu mundo real e identificar personagens das histórias contadas.

    A literatura infantil também tem a responsabilidade de resgatar e organizar o repertório das histórias que as crianças ouvem  em casa e nos ambientes que frequentam, uma vez que essas histórias  se constituem  em rica fonte de informação sobre as diferentes formas culturais  de lidar com as emoções  e com as questões éticas, contribuindo para a construção da subjetividade e da sensibilidade delas. Ter acesso à boa literatura é dispor de informação cultural que alimenta e desperta o prazer pela leitura.

                       Artes plásticas

    Artes plásticas são nada mais que a capacidade de moldar, modificar e reestruturar os mais diversos materiais na tentativa de conceber e divulgar nossos sentimentos e, principalmente, nossas ideias. Belas, indiferentes, boas, ruins, independente do valor estético das artes, o importante é considerar que essas promovem o desenvolvimento integral do indivíduo: intelectual, emocional, social, perceptivo, físico, estético e criador. Tudo isso pode ser desenvolvido por meio do ato da criação. Por isso, o ensino das artes plásticas é um meio importante para que os alunos possam compreender a si mesmos e aos outros, para a compreensão da sua própria realidade, na expressão de seus sentimentos, emoções, desejos e projetos, na sua autonomia pessoal e social.

 

 

  • facebook-square
  • Twitter Square
  • vimeo-square